Canto Verde
CACAUEIRO - CAFÉ - CAGAITA - CAIAPIÁ - CAIMITO - CAJÁ - CAJU - CÁLAMO - CALÊNDULA - CALUMBA - CAMBARÁ - CAMBUCAZEIRO - CAMOMILA - CAMU-CAMU - CANA - CANAFÍSTULA - CANELA - CANFOREIRA - CAPIM-LIMÃO - CAPUCHINHA - CAQUI - CARÁ - CARAMBOLA - CARDO-CORREDOR - CARDO-PENTEADOR - CARDO-SANTO- CARLINA - CAROBA - CARQUEJA - CARURU - CARVALHO - CARVALHINHA - CÁSCARA-SAGRADA - CASTANHA-DO-PARÁ - CASTANHA-DA-ÍNDIA - CASTANHEIRO- CATUABA - CAVALINHA - CEBOLA - CEDRACA - CELIDÔNIA - CENOURA - CENTEIO - CENTELLA-ASIATICA - CEREJA - CEVADA  - CHÁ-PRETO - CHAPÉU-DE-COURO - CHICÓRIA - CHUCHU - CIDRA - CIDRÃO - CIPÓ-CABELUDO - CIPÓ-CABOCLO - CIPÓ-DE-FOGO - CIPÓ-MIL-HOMENS - CIPRESTRE - COCO - COENTRO - COLÚTEA - COMINHO - CONFREI - COPAÍBA - COUVE - CRAVO-DA-ÍNDIA - CURCUMA

CACAUEIRO  Theobroma cacao L.
Partes Usadas: Folhas, frutos e castanhas.
Família: Sementes, casca e fruto.
Características: Planta originária das Antilhas, atinge de 6 a 10 m de altura, com grandes folhas perenes e flores amarelas ou avermelhadas. Seu fruto é uma baga ovóide de cor parda ou avermelhada quando madura. No interior da polpa encontram-se as sementes.
Dicas de Cultivo: Época de plantio: sementes em viveiro: setembro-abril; mudas no campo: praticamente o ano todo.
Outros Nomes: cacauzeiro, cacaueiro. Port.: cacaueiro, cacau; Esp.: Esp.: cacao, cacaotero; Fr.: cacaotier; Ing.: cacao [tree].
Princípios ativos: Lipídeos, proteínas, sais minerais, vitaminas A, B¹, b² e um alcalóide (teobromina) de efeito semelhante à cafeína.
Propriedades: Tonificante, estimulante, emoliente, cicatrizante.
Indicações: Diurético (sementes em decocção), tônico. Suas sementes são usadas para extrair a manteiga de cacau que é utilizadas para fissuras labiais, do mamilo, queimaduras, erupções e irritações da pele.
Toxicologia: Em grandes doses, ou em pessoas sensíveis, pode produzir insônia e taquicardia.
Retorna

caféCAFÉ  Coffea arabica L
Partes Usadas: Sementes
Família: Rubiáceas
Características: Planta perene, originária da Etiópia e do Sudão. pode atingir até 5 m de altura. Suas flores são brancas, seus frutos são drupas vermelhas com duas sementes.
Dicas de Cultivo: Época de semeadura: maio-outubro; de plantio das mudas: nas chuvas ou com irrigação na seca. O espaçamento varia dependendo da condução da planta e do cultivar utilizado.

Outros Nomes: Cafeeiro, café. Port.: cafeeiro; Esp.: cafeto, café; Fr.: caféier, café; Ing.: coffe tree.
Princípios ativos: Cafeína, óleo essencial.
Propriedades: Estimulante do sistema nervoso, do aparelho circulatório, aumenta secreção de sucos gástricos. Seu uso habitual está relacionado com o câncer da bexiga, do pâncreas, do cólon e com o aumento do colesterol do sangue.
Indicações: O emprego medicinal do café excepcionalmente justifica-se desde que não haja outros tratamentos com menos efeitos secundários: intoxicação alcoólica aguda, onde o café pode neutralizar os efeitos depressivos do álcool; Desmaio, desfalecimento por esgotamento físico e fadiga (infusão dos grãos verdes ou torrados); cefaléia, enxaqueca, congestão cerebral por gripe ou afecções catarrais, febre, também em infusão.
Toxicologia:
Retorna

 

cagaitaCAGAITA  Stenocalyx dysentericus
Partes Usadas:Folhas e frutos
Família: Mirtaceae
Características: Árvore do cerrado que chega a até dez metros de altura. Tem tronco enrugado, galhos tortos e uma folha que lembra a da goiabeira. Seu fruto é uma baga de 2-3 cm de diâmetro, amarelo quando maduro, com 1-4 sementes, normalmente com remanescente do cálice floral seco.
Dicas de Cultivo: A floração acontece entre julho e setembro, dependendo da região. Reproduz-se por sementes, sendo pouco exigentes quanto a água, solo e cuidados gerais. A cagaita é usada na produção de geléias, sucos e sorvetes.

Outros Nomes: Cagaiteira.
Princípios ativos:
Propriedades: Depurativa , adstringente, antidisentérica, diurética.
Indicações: Usam-se os frutos ao natural para combater as diarréias e disenterias.

Toxicologia: Os frutos comidos em excesso provocam diarréia.
Retorna

CAIAPIÁ  Dorstenia brasiliensis
Partes Usadas:Raizes
Família: Moraceae
Características: Planta brasileira ira que medra nos campos limpos entre capins, e bastante resistente devido a seu rizoma subterrâneo.
Dicas de Cultivo: Reproduz-se por sementes e rizomas.

Outros Nomes: rCarapiá, contra-erva, contra-veneno, caiapiá-verdadeiro, chupa-chupa, tiú, taropé.
Princípios ativos:Óleo essensial, flavonoides e saponinas dentre outros.
Propriedades: Depurativa , tônica, antidiarréica, estomáquica, febrífuga, diaforética, purgativa, emenagoga, amarga, antiofídica,, diurética.
Indicações: Suas raízes e rizomas combatem atonia do aparelho digestivo, gastrites, diarréias e disenterias, afecções uterinas, dismenorréicas, cistites, dermatoses, afecções febris.
A raiz fresca em forma de emplasto são usados como antídotos para diversos venenos de cobras.
Toxicologia:
Retorna


caimitoCAIMITO  Chrysophyllum caimito L
Partes Usadas: Folhas, frutos e cascas.
Família: Sapotáceas
Características: Árvore de 10 a 20 m de altura, de copa espalhada. Seu fruto é uma baga arredondada ou elipsoidal, de 5 a 10 cm de diâmetro, branco-esverdeado ou purpúreo-escuro. No Brasil é encontrado nas regiões mais quentes dos estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
Dicas de Cultivo: Desenvolve-se bem em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e com solos profundos e drenados. Sua propagação pode ser por sementes, as quais demoram 6 semanas para germinar. Propaga-se, também, por encostia ou alporquia.

Outros Nomes: Abiu-do-Pará, camiquié, caimiteiro. Port.: cinito, ciniti, cniquié; Esp.: caimito [morado], caimo maduraverde, teta de burra; Fr.: caimitier, caimite; Ing.: caimito, star-apple.
Princípios ativos: A polpa dos frutos contém 15g de glicosídeos por 100 g de parte comestível, 2g de lipídios e 1g de protídeos. É também encontrados sais minerais e pequenas e vitaminas A, B, e C, em pequena quantidade.
Propriedades: Seus frutos são adstringentes e servem para diarréias. A casca da árvore, as folhas e também a casca do fruto tem efeito balsâmico e febrifugo, e são utilizados contra bronquite e resfriados.
Indicações: Frutos: podem ser comidos à vontade. Decocção da casca e folhas à razão de 30-50 g por litro de água. Tomam-se de 3 a 5 xícaras quentes por dia.
Toxicologia:
Retorna


spondias luteaCAJÁ  Spondias Mombim (spondias lutea)
Partes Usadas: Folhas, flores, frutos e cascas.
Família: Anacardiaceae
Características: Planta nativa da América Tropical, bastante popular no Brasil, especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá também é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo.
Dicas de Cultivo: se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados.

Outros Nomes: Taperebá, acajá, acajaíba, acajazeira, caja-mirim, cajá-pequeno. Esp.: Jobo; Ingl.: hog-plum.
Princípios ativos: Cálcio, fósforo, ferro, vitaminas dentre outros.
Propriedades: Antiinflamatória, adstringente, anti-hemorroidal, estomáquica, antitérmica, vermífuga e antiespasmódica.
Indicações: As folhas e flores em decocto, combate gastralgias, dispepsias e diarréias. Seus frutos em forma de suco combate as afecções urinárias. Sua casca são indicadas para o tratamento de diarréias, disenterias, hemorróidas.
Toxicologia:
Retorna


cajuCAJU  Anacardium occidentale L
Partes Usadas: Folhas, frutos e castanhas.
Família:
Características: Planta originária do baixo Amazonas ou do Nordeste brasileiro. Seu fruto (falso fruto) é apenas seu pedúnculo , que pesa em média 60 gramas, e se apresenta extremamente amarelo ou avermelhado, que é consumido ao natural.
Dicas de Cultivo: Época de plantio: início da estação chuvosa. Espaçamento: 12 x 12m em triangulação. Destacam-se na produção os estados do Estados do Ceara, Piaui e Rio Grande  do Norte.

Outros Nomes: Caju-da-praia, cajueiro.
Princípios ativos: Proteínas, fibras, carbohidratos, vitaminas, taninos, etc.
Propriedades: Antiinflamatória, depurativa, diurética, expectorante, vermífuga, antidiabética, eupéptica, adstringente.
Indicações: As folhas são indicadas para uso externo no tratamento de feridas e úlceras (decocto). Seus frutos são indicados no tratamento de eczemas, reumatismos, diabetes e avitaminose C, comidos no natural ou em forma de suco. Suas castanhas são indicadas para verrugas e calosidades.
Toxicologia:
Retorna

 

calamoCÁLAMO Acorus calamus L.
Partes Usadas: Rizomas
Família: Araceae
Características: Planta aquática que mede de 60 a 1509 cm de altura, de folhas estreitas e lanceoladas e inflorescência em forma de espiga.
Dicas de Cultivo: Pode ser encontrada em todo o Brasil, na Argentina, Europa e América do Norte, onde cresce nas margens dos pântanos, charcos e rios.
Outros Nomes: Ácoro-verdadeiro, cálamo-aromático, cana-cheirosa: Port.: ácoro-cheiroso; Esp.: calamo aromatico, calamís; Fr.: acore; Ing.: calamus, sweet flag.
Princípios ativos: Óleos essenciais (oleum calami).
Propriedades: Eupéptico, aperitivo, carminativo, relaxante muscular, sedativo, calmante.
Indicações: O chá poor decocção aumenta o apetite e facilita a digestão nos casos de escassez de suco gástrico e gastrite crônica. Em forma de b anhos, é calmante do prurido da pele em caso de erupções e urticárias. Recomenda-se evitar o uso interno prolongado ( mais de 1 mês).
Toxicologia: Empregar somente preparados farmacêutis de óleo de cálamo que não contenham cis-isoasarona.
Retorna 

 

calendulaCALÊNDULA Calêndula officinalis
Partes Usadas: Flores
Família: Compostas
Características: Herbácea de clima temperado com folhas simples, flores amarelo-alaranjadas, também conhecida como malmequer, malmequer-do-mato, maravilha e verrucária.
Dicas de Cultivo: Prefere solos férteis e úmidos com luminosidade plena. O plantio é feito por sementes de forma direta, preferencialmente na época das chuvas. O espaçamento deve ser de 0,2 x 0,2m. Colhe-se dois meses após o plantio.
Outros Nomes: verrucária, mal-me-quer, mal-me-quer-dos-jardins, bem-me-quer-de-todos-os-meses, maravilha-de-jardim. Port.: maravilha, calêndula; Esp.: caléndula oficinal; Fr.: souci [des jardins]; Ing.: calendula, [garden] marigold.
Princípios ativos: óleo essencial rico em carotenóides (caroteno, calendulina, licopina), saponinas, flavonóides, cumarinas, resinas e mucilagens. e princípios amargos.
Propriedades: Antiespasmódico e cicatrizante, possui efeitos antiinflamatórios. É antisséptica, analgésica, emenagoga, colagoga, antiulcerosa, antiinflamatória, antisséptica, cicatrizante, calicida, emoliente, antiviral, antiemético, vasodilatador e tônico da pele.
Indicações: O chá pode ser usado para qualquer tipo de inflamação do organismo (reumatismo, sinutite, faringite, etc). É cicatrizante, o que torna útil em casos de úlceras do estômago.
Toxicologia:
Retorna 

 

calumbaCALUMBA Coccolus palmatus Miers.*
Partes Usadas: Rizomas
Família: Menispermaceae
Características: Trepadeira de folha perene que atinge até 5m de altura de raizes carnudas que podem atingir até 7 cm de diâmetro.
Dicas de Cultivo: Pode ser encontrada na América do Sul e é originária da África Oriental.
Outros Nomes: Port.: colombo; Esp.: colombo, calumba; Fr.: colombo; Ing.: colombo.
Princípios ativos: Alcalóides, princípios amargos, dentre outros.
Propriedades: Aperitiva, eupéptica, tônica, antidiarréica, anti-séptica.
Indicações: O chá por decocção é utilizado na convalescença de doenças infecciosas ou debilitantes e nas dispepsias. É um poderoso antiséptico intestinal.
Toxicologia: Em doses elevadas tem efeito tóxico (náuseas, vômitos, cólicas intestinais).
*jateorrhiza miersi oliv, menispermum palmatum lam
Retorna 

 

lantana camaraCAMBARÁ  Lantana camara
Partes usadas: Flores e folhas.
Família: Verbenaceae
Características: Planta perene originária da índia, encontrada em regiões da tropicais da América e África. Inclui herbáceas e arbustos podendo atingir até 2m de altura. Suas flores são agrupadas em hastes florais aromáticas e florescem quase o ano inteiro. Apresentam várias cores, com destaque para as cores vermelha, amarela, laranja e branca
Dicas de Cultivo: Planta rústica. Gosta de clima quente e úmido e solo arenoso e rico em matéria orgânica. Propaga-se no verão através da estaquia da ponta dos ramos.

Outros Nomes: Também conhecida como Cambará-de-Jardim, Lantana-cambará, camarazinho.
Princípios ativos: glicosídeos, mucilagens entre outros.
Propriedades: Antiespasmódica, febrífuga, anti-séptica, antimicrobiana, analgésica.
Indicações:
É indicada, internamente, no combate às afecções das vias respiratórias, febres e reumatismos (chá por infusão ou decocção das flores e folhas). Externamente combate a sarna e a urticária através da decocção de suas folhas/flores em forma de banhos.
Toxicologia: -
Retorna


 

cambucáCAMBUCAZEIRO  Plinia edulis (Eugenia edulis)
Partes usadas: Frutos e folhas.
Família: Myrthaceae
Características: Árvore de 5 a 10 m de altura. Tronco ereto, com ramificações tortuosas e casca acinzentada. Suas folhas simples, opostas, lanceoladas com pêlos curtos nas nervuras, aromáticas e com pontos translúcidos. Suas flores brancas, numerosas, pequenas, com odor agradável, são usadas na indústria de perfumaria. Produz uma saborosa fruta chamada cambucá, de polpa gelatinosa, amarelho-avermelhada, espessa doce e refrigerante.
Dicas de Cultivo: Ocorre desde São Paulo até o Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico e nas florestas e cerrados da bacia do Paraná. Ocorre ainda no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Floresce de Agosto a outubro. e frutifica de Outubro a dezembro. Seus frutos são comestíveis e saborosos, sendo consumidos ao natural ou na forma de doces, geléias e sucos. Propaga-se por sementes que demoram de 60 a 120 dias para germinar.

Outros Nomes: Também conhecida cambucá, cambucá-verdadeiro.
Princípios ativos:
Propriedades: Expectorante, nutritiva
Indicações:
É indicada no tratamento de bronquites, tosse e coqueluche.
Toxicologia: -
Retorna




 

[camomila]CAMOMILA  Matricaria chamomilla
Partes usadas: Flores.
Família: Compostas
Características: Herbácea anual que atinge até 60cm de altura, apresentando folhas divididas e penadas, com flores parecidos com pequenas margaridas brancas.
Dicas de Cultivo: Requer solos argilo-arenosos e iluminação plena. O plantio é feito através de sementes diretamente no campo, entre abril de maio, com 0,2 x 0,5m de espaçamento. Colhe-se as flores (bem desenvolvidas e desabrochadas) a partir do terceiro mês após o plantio.
Outros Nomes: Também conhecida como camomila-da-alemanha, camomila-vulgar, camomilha, maçanilha, matricária, camomila-legitima, camomila-comum, macela. Port.: Camomila, camomila-alemã, camomila-legitima, camomila-vulgar, mançanilha, matricária; Esp.: manzanilla [común], camomila, magarza; Fr.: camomile [d' Alemagne]; Ing.: [German] camomile.
Princípios ativos: Glicosídeos, cumarinas, colina, azuleno, furfurol, terpenos, ácidos graxos, matricarina, umbeliferona, querameritrina.
Propriedades: Reguladora das funções gastro-intestinais e sedativo. Antiespasmódica, antihelmíntica, anti-séptica, antimicrobiana, analgésica.
Indicações: É muito usada em chás para cólicas de bebês . Atua ainda acalmando irritações e inflamações dos olhos e da boca. Seu chá possui propriedades digestivas e calmantes das cólicas digestivas e calmante das cólicas intestinais.
Toxicologia: -
Retorna




 

camucamuCAMU CAMU  Myrciaria dubia. (HBK) Mc. Vough
Partes usadas: Frutas e casca
Família: Mirtaceae
Características: Natural da amazônia, onde é encontrada a margem de lagos e rios, é uma planta arbustiva e perene de folhas simples e opostas, de forma ovalada, eliptica ou lanceolada. Atinge de 4 a 8m de altura. Suas flores são brancas, e as frutinhas produzem três vezes ao ano, podendo chegar a pesar de 5 a 10 gramas.
Dicas de Cultivo: Solos de PH neutro com boa fertilidade. Preparar canteiros medindo 1,00 m de largura por 12,00 m de comprimento e 0,80 m de altura, com cobertura que proporcione 50% de sombra. Utilizar como substrato, uma mistura composta de terra preta e serragem fina bem curtida, numa proporção de três partes de terra preta, para uma de serragem. As sementes deverão ser semeadas em sulcos abertos no sentido longitudinal dos canteiros, afastados cerca de 10 cm um do outro, com profundidade, de 2 cm, sendo utilizadas em torno de 70 sementes por metro linear. A germinação inicia-se a partir do 15º dia após a semeadura.
Outros Nomes: Também conhecida como caçari, araçá d´agua, sarão, cacari, guaybito. Ing.: Rumberry e Camu plus
Princípios ativos: Flavonóides e vitamina C, dentre outros.
Propriedades: é um poderoso anti-oxidante e coadjuvante na eliminação de radicais livres proporcionando retardamento no envelhecimento..
Indicações: Atua na prevenção de doenças como o raquitismo, participando no metabolismo ósseo; contra o reumatismo e ajuda na longevidade. Aumenta a imunologia no sangue, a capacidade de memorização e raciocínio a resistência e o tônus muscular. Promove a desintoxicação do corpo e em especial do fígado.
Toxicologia: -
Retorna


 

cana-de-açúcarCANA-DE-AÇÚCAR Saccharum Officinarum L
Partes usadas: Caule
Família: Gramíneas
Características: Natural do Sudeste Asiático, é uma planta vivaz de colmos bem marcados e espessos repleto de sucos açucarados. Suas flores são pequenas congregando-se em enormes pendões terminais.
Dicas de Cultivo: É cultivada, principalmente em clima tropical. Sua floração, em geral, começa no outono e a colheita se dá na estação seca, durante um período de 3 a 6 meses. No Sudeste é plantada, de outubro a março e colhida de maio a outubro, e, no Nordeste, de julho a novembro e colhida de dezembro a maio.
Outros Nomes: Cana, cana-doce. Port.: cana-sacarina; Esp.: caña de azúcar; Ing.: sugar cane; Fr.: canne à sucre.
Princípios ativos: Sais minerais, vitaminas, sacarose, glisídios, dentre outros.
Propriedades: tonificante, refrescante.
Indicações: Seu suco fresco têm propriedades peitorais, além de tonificantes e refrescantes. Combate catarros bronquiais, bronquite crônica e asma (ferve-se 250 g de cana descascada em um litro de água e bebe-se à vontade).
Toxicologia: -
Retorna


 

canafistulaCANAFÍSTULA Cassia fistula L
Partes usadas: Polpa dos frutos
Família: Leguminaceae
Características: Árvore que atinge de 12 a 15 m de altura, de flores amarelas em cachos. Seu fruto é uma vagem comprida cujo interior contém além das sementes uma polpa negra de sabor doce.
Dicas de Cultivo: Habita as regiões tropicais da América. No Brasil, ocorre principalmente nos estados litorâneos.
Outros Nomes: Cassia brasileira, canafístula-verdadeira. Port.: canafístula; Esp.: cañafistula, casia purgante; Ing.: purging cassia; Fr.: casse, cassier.
Princípios ativos: Mucilagens, açúcares dentre outros.
Propriedades: Laxante suave.
Indicações: 5 gramas da polpa ingerida diretamente produz um efeito laxante, isenta de efeito purgante ou irritante sobre o intestino.
Toxicologia: -
Retorna



canelaCANELA Cinnamomum Zeylanicum Blume
Partes Usadas: casca
Família: Lauráceas
Características: Árvore de até 10 metros de altura de cujos ramos jovens se obtém uma casca de cor escura. Suas folhas são grandes e ovaladas. Suas flores brancas ou amarelas.
Dicas de Cultivo: É plantada entre outubro e abril. Requer cerca de 1.300mm de chuva por ano e temperatura média anual superior a 21°C. Para o plantio, escolher áreas não expostas ao vento sul, nem sujeitas ao encharcamento.
Outros Nomes: Caneleira. Port.: caneleira-de-Ceilão, cinamomo; Esp.: canelo de Ceilán, árbol de la canela; Fr.: cannelier [du Ceilán]; Ing.: [Ceylon] cinnamon tree. Sinomínia científica: Laurus cinnamomum L.
Princípios ativos: Óleo essencial, taninos, terpenos e mucilagem, dentre outros.
Propriedades: Digestivas, tônico estomacal e aperitiva.
Indicações: Inapetência, digestão difícil, flatulência.
Toxicologia: Contra-indicada para os que sofrem de úlcera péptica gastroduodenal.
Retorna


canforeiraCANFOREIRA Cinnamomum camphora L.) Steb
Partes Usadas: Essência de sua madeira (cânfora)
Família: Laureáceas
Características: Árvore que pode atingir até 50 m de altura de folhas perenes e flores pequenas e brancas. É originária da costa oriental da Ásia.
Dicas de Cultivo: -
Outros Nomes: alcanforeira, erva-davaleira, rabugem-de-cachorro. Port.: canforeira, cânfora, canforeiro; Esp.: alcanforero, alcanfor delJapón; Fr.: camphrier; Ing.: camphor tree. Sinomínia cientifica: Laurus camphora L.
Princípios ativos: Óleo essencial extraído da madeira (cetona do hidrocarboneto borneol).
Propriedades: Anti-séptica, febrífuga, anafrodisíaca, anti-reumática, analgésica.
Indicações: Muito útil em gripes e resfriados. Usa-se o óleo ou álcool de cânfora para aliviar dores reumáticas e nevralgias. É usado também para diminuir a excitação sexual.
Toxicologia:
O uso de medicamentos com este princípio ativo precipitou convulsões em crianças suscetíveis a episódios deste problema . Na França, a Comissão Nacional de Farmacovigilância recomendou que produtos com Cânfora não fossem utilizados em crianças com menos de 30 meses, e que fosse usado com cautela em crianças maiores .  Na Itália, todos produtos contendo Cânfora devem conter as inscrições: : Este produto é contra-indicado em crianças menores de 2 anos com histórico de laringoespasmos ou convulsões . Cuidados devem ser tomados em quando crianças mais velhas são tratadas . .
Retorna


capim-limãoCAPIM LIMÃO  Cymbopogon citratus
Partes Usadas: Folhas.
Família: Gramineae
Características: Erva perene com até 2 m de altura, que apresenta raiz estolonífera e vários caules eretos, cilíndricos, finamente estriados.
Dicas de Cultivo: Prefere solos frescos, sem umidade exagerada, argilosos, ou próximos de cursos de água. Necessita de iluminação plena. Poderá ser plantada ao longo de todo o ano por divisão de touceiras.
Outros Nomes: Capim-cidreira e capim-santo são outras denominações dessa planta que tem um odor agradável, semelhante ao limão.
Princípios ativos: óleos essenciais, terpenos, alcalóides, dentre outros.
Propriedades: Antiespasmódica e hipnótica. Anticonvulsivante, antireumática.
Indicações: É indicada no tratamento da flatulência e para aumentar o tempo de sono. Os rizomas possuem princípios ativos que combatem febres intermitentes. Suas folhas combatem a insônia, afecções febris, estados de excitação nervosa, dores em geral, disfunções gástricas e espasmos musculares. Utiliza-se o chá por infusão.
Toxicologia:
Retorna


[Capuchinha]CAPUCHINHA  Tropaeolum majus L
Partes Usadas: Flores e folhas.
Família: Tropaeoláceas
Características: Possui grandes folhas e bonitas flores (vermelhas ou amarelas) permite que sejam também usadas como planta ornamental e também utilizada na culinária(folhas e flores) em saladas.
Dicas de Cultivo: Em solos férteis reproduz-se por pedaços de caule, sementes e raízes.
Outros nomes: É também conhecida como chagas, chagueira, flor-do-paraíso,capuchinha-de-flores-grandes e Flor-de-sangue.
Princípios ativos: Glicosídeos e 1 óleo essencial.
Propriedades:É excelente fonte de caroteno, ferro, cálcio, enxofre e vitamina C.
Indicações: É indicada no tratamento do Escorbuto e escrofulose. Combate as infecções das vias respiratórias e urinárias. É afrodisíaca, reguladora menstrual, tonificante e revigorante.
Toxicologia:
Retorna

 


caquiCAQUI Diospyros kaki
Partes Usadas: Folhas e frutos
Família: Ebenaceae
Características: Plantas arbóreas, rústicas, produtivas e de alta capacidade de adaptação climática.
Dicas de Cultivo: Época de plantio: junho-julho. Colheita: fevereiro-maio, conforme cultivar e região.
Outros Nomes: Caquizeiro; Port.: Dióspiro.
Princípios ativos: Mucilagens, ácidos orgânicos, vitaminas (A, B1, B2 e E), minerais, glicosídeos.
Propriedades: Antiemética, laxante, alcalinizante, vitaminizante, eupéptica, febrífuga.
Indicações: Para uso interno suas folhas, por infusão, são utilizadas em gastralgias e gastries, náuseas e vômitos, insônia e irritabilidade. Os frutos são usados ao natural, como alimento, no trato da acidose, convalescenças, dispepsias agudas infantis e constipação intestinal.
Toxicologia:-
Retorna


caquiCARÁ Dioscorea spp.
Partes Usadas: Rizomas
Família: Dioscoriaceae
Características: Pertence à família Dioscoriaceae, Dicotyledonea e ao gênero Dioscorea, que tem mais de 600 espécies, quatorze das quais tem seus tubérculos utilizados como alimento. São plantas herbáceas trepadeiras (em geral) com tubérculos subterrâneos (aéreos em algumas espécies), caule volúvel, folhas estreitas em forma de ponta-de-faca. Os tubérculos são feculentos e contém vitaminas de complexo B. As principais espécies são Discorea cayenensis, lam. Africana, com vários tipos (Cará-da-Costa, Cará Tabica, Cará Negro) e a D. alatah., com os tipos (Cará S. Tomé, Cará Mandioca, Cará Flórida). O Cará-da-Costa é rico em carboidratos, proteínas, Vit. C, riboflavina e ácido nicotinico.
Dicas de Cultivo: Desenvolve-se bem em regiões quentes e úmidas e não tolera frio e geadas. Deve-se evitar solos ácidos, solos com textura argilosa e os declivosos sujeitos à erosão. Época de plantio: jinício do período chuvoso, mesmo com a terra seca; meses de novembro e dezembro no Nordeste brasileiro.
Outros Nomes: Inhame; Esp.: ñame;
Princípios ativos: É rico em carboidratos, proteínas, Vitamina C, riboflavina e ácido nicotinico.
Propriedades: Energética e nutriente.
Indicações: Pode substituir a batata em vários pratos como sopas, caldos, purês e refogados. Também pode ser usado na forma de pão, bolo, creme, biscoito, pirão, panquecas e tortas.
Toxicologia:-
Retorna

 

 

carambolaCARAMBOLA  Averrhoa carambola
Partes Usadas: Frutos e folhas.
Família: Oxalidaceae
Características: Originária da índia ou da Malásia é árvore de porte médio, de crescimento lento, com tronco tortuoso e ramos flexíveis. Os frutos são lisos e brilhantes, possuem cinco gomos bem pronunciados e adquirem o aspecto perfeito de estrela, quando cortados no sentido transversal.
Dicas de Cultivo:Espalha-se por todo o país, excetuando as zonas mais frias. Propaga-se por enxertia.
Outros Nomes: Caramboleira; Esp.: carambolo; Ing.: star fruit.
Princípios ativos: Ácidos orgânicos, glicosídeos, vitaminas A, C e quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B, em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro e fonte de ácido oxálico, pectina, lipídios, esteróis e ácidos graxos dentre outros.
Propriedades: Depurativa, hipotensora e antitérmica.
Indicações: Uso externo suas folhas são utilizadas sob forma de cataplasma para liviar picadas de insetos, aplicadas duas vezes por dia. Seus frutos são utilizados como antitérmico e antihipertensivo, em sucos 1 a 3 vezes ao dia.
Toxicologia:
Retorna


[Cardo Corredor]CARDO-CORREDOR Eryngium campestre L
Partes Usadas: Raiz (colhe-se na primavera ou outono) e brotos e folhas (no verão)
Famílias: Umbelíferas
Características: Também conhecido como lingua-de-tucano e eringio, é uma umbelífera disfarçada de cardo. Chama-se 'corredor' porque, no outono, o vento arranca os seus caules secos, cheios de folhas, e arrasta-os para colonizar novos terrenos.
Dicas de Cultivo: É frequente em prados secos, encostas expostas ao sol e (Europa e continente Americano).
Outros Nomes: Lingua-de-tucano. Port.: cardo-corredor; Esp.: cardo corredor, eringio; Fr.: chardon roulant; Ing.: watling street thistle, field eryngo.
Princípios ativos: Saponinas, tanino, açúcares e um óleo essencial.
Propriedades: Diurético
Indicações: É util em casos de edemas, e excesso de ácido úrico no organismo.
Toxicologia: É desaconsélhável seu uso por mais de 3 dias consecutivos.

Retorna

 

cardo-penteadorCARDO-PENTEADOR Dipsacus sativus Scholler
Partes Usadas: Raiz
Famílias: Umbelíferas
Características: Também conhecido como lingua-de-tucano e eringio. Por muitos séculos, a humanidade serviu-se dos espinhos deste cardo para pentear a lã. è daí que vem o seu nome.
Dicas de Cultivo: Encontra-se normalmente em solos frescos e argilosos, em grande parte da América e na Europa Central e Meridional.
Outros Nomes: Port.: cardo-cardador; Esp.: cardencha, carda, dipsaco, cardo de cardar, escobilla; Fr.: cardège sauvage; Ing.: [wild] teasel. Sinomínia cientifica: Dipsacus fullonum L.
Princípios ativos: Saponinas, tanino, açúcares e um óleo essencial.
Propriedades: É diurético, sudorífico, excelente depurativo do sangue.
Indicações: Favorece a eliminação do Ácido Úrico e outras substancias residuais que circulam pelo sangue. É usado também para tratamento da Acne, eczemas e erupções da pele.
Toxicologia:

Retorna



[Cardo Santo]CARDO-SANTO Cnicus benedictus
Partes Usadas: Toda a planta.
Família: Dipsacáceas
Características: Herbácea anual, rasteira de caule anguloso com folhas esbranquiçadas, compridas, espinhosas e dentadas. Suas flores são branco-amareladas protegidas por brácteas.
Dicas de Cultivo: resce em solos arenosos, férteis, pedregosos ou próximo de rios. O plantio é feito diretamente com sementes, entre o outono e a primavera.
Colhe-se no início da floração, quando os botões ainda estão fechados.
Outros Nomes: Também conhecido como cardo-cardador e cardo-bento. Esp.: cardo santo, cardo bendito, centáurea bendita; Fr.: cardon bénit; Ing.: blessed thistle, holy thistle. Sinomínia cientifica: Centaurea benedicta L.
Princípios ativos: Lactonas, tanino, mucilagens e óleo essencial.
Propriedades: É tônico estomacal, digestivo e aperitivo.
Muito conhecido pelas suas propriedades antissépticas; muito usado para uso externo, para lavar feridas e inflamações da pele.
Indicações: Favorece as funções do fígado e do pâncreas.
Toxicologia: Doses altas podem provocar queimaduras na boca e esôfago e diarréias violentas.
Retorna





carlinaCARLINA  Carlina acaulis L.
Partes Usadas: raiz e o capítulo floral
Família: Compostas
Características: Planta espinhosa semelhante ao cardo que cresce rente ao solo com um caule muito curto. Seu capítulo floral é formado por mais de cem floreszinhas de cor amarela escura que assentam sobre um disco plano de cerca de 10 cm de diâmetro. Suas folhas são radiais e espinhosas.
Dicas de Cultivo: Vegeta nos padros abertos de zonas montanhosas. É frequente nos Pireneus e Europa Central.
Outros Nomes: Port.: carlina, carlina-oficinal: Esp.: carlina [angélica], cardo de San Pelegrín; Fr.: carline; Ing.: carline.
Princípios ativos: Glicídeos (inulina), resina, tanino e um óleo essencial.
Propriedades: Febrífuga, antibiótica, vermífuga, tônica, estomáquica, colagoga.
Indicações: Para uso interno sua raiz, por decocção (20-30g de raiz triturada por litro de água, toma-se 2/3 xic/dia), são utilizadas em caso de gripes, resfriado e catarro por seu efeito sudorífico e diurético. Tomada em jejum por quatro ou cinco dias seguidos é eficaz contra tênias e lombrigas. É indicada sempre que se trate de estimular os processos digestivos: inapetência, digestões difíceis e gastrites.
Toxicologia: Não exceder a dosagem de 2 a 3 xicaras porque pode provocar náuseas.
Retorna


caroba
CAROBA
 Jacaranda Brasiliana
Partes Usadas: Folhas, casca e raizes
Família: Bignoniáceae
Características: Arbusto trepador de folhas opostas, bipenadas, em palmas oblongas, folíolos ovais, oblongos, de cor verde-escura por cima e verde-clara por baixo, e de gosto muito amargo. Fruto em cápsula bivalvar. Sua raiz é roxo-escura por fora e branco-amarelada por dentro.
Dicas de Cultivo:
Outros Nomes: Carobinha, jacaranda-caroba.
Princípios ativos:
Propriedades: Antiinflamatória, diurética, sudorifica, depurativa, tônica, adstringente.
Indicações: É indicado contra o edema e a dor de articulações, porque o chá das folhas é usado para combater afecções cutâneas e o reumatismo. Combate a sífilis e úlceras. Serve ainda para lavar feridas e fazer gargarejos, sendo um potente antiinflamatório.
Toxicologia: -
Retorna


carquejaCARQUEJA  Baccharis trimera, Baccharis articulata
Partes Usadas: Toda a planta
Família: Compostas (Asteraceae)
Características: é um arbusto de pequeno porte, também conhecida como carque. Possui caule lenhoso, alado com folhas bastante reduzidas e ovais. A Baccharis trimera é mais encontrada em campos e beiras de estradas e a articulata é mais comum em terrenos úmidos e banhado.
Dicas de Cultivo: Se adapta a qualquer tipo de solo, principalmente os úmidos. O plantio é direto, através de sementes, preferencialmente no período de chuva, com espaçamento de 0,4 x 1,0m. Colhe-se a partir do quarto mês do plantio.
Outros Nomes:
Princípios ativos: Flavonóides, lactonas, polifenóis, taninos, esteróides, saponinas, terpenos, resinas e pectinas.
Propriedades: É diurética, depurativa e muito rica em ferro e estimulante para a digestão.
Indicações: É útil em casos de anemia, enfermidades do fígado, icterícia e má digestão. É constante nas fórmulas de plantas naturais usadas para regimes de emagrecimento e um chá muito indicado para períodos de desintoxicação.
Toxicologia: -
Retorna

 


caroba
CARURU
 Amaranthus viridis
Partes Usadas: Toda a planta
Família: Amaranthaceae
Características:Planta herbácea de ciclo anual, de folhas verdes, simples, de bordas às vezes onduladas, com margens uniformes ou com lóbulos evidenciados. Suas flores são dispostas em pequenos aglomerados, no ápice dos ramos ou nas axilas das folhas. o
Dicas de Cultivo: Planta nativa das Américas, foi a primeira vez conhecido pelos europeus através dos Maias no México. Reproduz-se por sementes, fácil e intensamente.
Outros Nomes: Bredo, caruru-de-cuia, bredo vermelho.
Princípios ativos: É rico em ferro, potássio, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C.
Propriedades: Antiinflamatória, diurética, digestivo.
Indicações: É indicado no combate também a infecções, problemas hepáticos e hidropsia. Suas sementes podem ser ingeridas torradas ou em pães e outras receitas. As folhas e os talos do Caruru, após cozidos e escorridos, são utilizados em refogados, molhos, tortas, pastéis e panquecas.
Toxicologia: -
Retorna

 


[as bolotas são ricas em hidratos de carbono]CARVALHO  Quercus robur
Partes Usadas: Casca e os frutos.
Família: Fagáceas
Características: Originária da Europa, é uma árvore frondosa que atinge aproximadamente 20 a 30 metros de altura. Seu tronco forte é coberto por uma casca rugosa e espessa, com flores amareladas e frutos redondos (bolotas). Existem várias árvores do gênero Quercus, as quais produzem bolotas e de propriedades medicinais bastante semelhantes.
Dicas de Cultivo: Reproduz-se através de sementes, e no Brasil é relativamente difícil.
Outros Nomes: Port.: carvalho, carvalho-comum, carvalheira, roble: Esp.: roble, carballo; Fr.: chêne, rouvre; Ing.: oak.
Princípios ativos: Taninos (ácido quicitânico) dentre outros.
Propriedades:É muito recomendado o chá da casca para os casos de diarréias na forma de banho para aliviar hemorróidas e fissuras tanto no ânus como no bico do seio.
Indicações: É indicada em casos de hemorragias, gengivas inflamadas e sangrentas. Usa-se compressas quentes da casca do carvalho para acalmar as dores osteomusculares ou articulares na região cervical.
Toxicologia:
Retorna


carvalhinhaCARVALHINHA  Teucrium chamaedrys L
Partes Usadas: Flores e folhas
Família: Labiaceae
Características: Originária da Europa, é uma planta que cresce nos pedregais e nas fendas dos muros velhos. Herva perene, arbustiva de caule ereto e pilosos. Pode atingir de 10 a 30 cm de altura e suas flores crescem ao longo do caule e são de cor violeta.
Dicas de Cultivo: Reproduz-se através de sementes, e no Brasil é relativamente difícil.
Outros Nomes: Têucrio. Port.: camédrios, ervba-carvalha, erva-carvalhinha, carvalho-pequeno; Esp.: camedrio, germandrina, encinilla, carrasquilla; Fr.: ée; Ing.: germander, wall germander.
Princípios ativos: Ácidos orgânicos, saponinas, princípios amargos, óleo essencial dentre outros.
Propriedades: Colagoga, aperitiva, tonificante do estômago, adstringente, antiepiléptica, antipirética, aperiente, bactericida, carminativa, depurativa do sangue.
Indicações: A infusão de 15 a 20 g das flores e folhas por litro de água (1 xic. antes das refeições, sem açúcar), favorece o esvaziamento da vesícula biliar, combate flatulências, afecções estomacais, gengivite, inflamações.
Toxicologia:
Retorna

 

cáscara-sagradaCÁSCARA-SAGRADA Rhamnus purshianaPartes Usadas: Casca seca do tronco e dos ramos
Família:Rhamnaceae
Características: Árvore nativa da região oeste da América do Norte, que pode atingir de 5 a 10m de altura. Seu tronco de tom acinzentado, possui folhas verdes de formato oval, produz pequenos frutos vermelhos de menos de 1 cm e também flores diminutas amarelo-esverdeadas.
Dicas de Cultivo: Habita bosques de coníferas da costa ocidental dos EUA e Canadá.
Outros Nomes: Port.: cáscara-sagrada, casca-sagrada; Esp.: cáscara sagrada, aladierno; Fr.: cascara; Ing.: [California] buckthorn, sacred bark.
Princípios ativos: ácidos graxos, glicosídeos, antraquinonas, glicosídeo (shesterina) e o ramnicosideo.
Propriedades: Purgante, colagogo e eupéptico.
Indicações: É muito útil em casos de prisão de ventre crônica. Facilita o funcionamento da vesícula e a digestão.
Toxicologia: Usar com prudência na gravidez, lactação, menstruação e crise hemorroidal. Não deve ser usada fresca, é necessário que fique secando após a colheita durante 1 ano. Não recomendado em dores abdominais, náuseas, vómitos, obstrução intestinal, apendicite e doenças inflamatórias do cólon.
Retorna

 

[Castanheiro]CASTANHA-DA-INDIA Aeculus hippocastanum L
Partes Usadas: casca dos ramos jovens e as sementes.
Família: Hipocastanaeas
Características: Arvore de belo porte e grande folhagem, que pode