Canto Verde
DAMIANA - DAMASCO - DATURA - DEDALEIRA - DENTE DE LEÃO -DULCAMARA - DOURADINHA

damianaDAMIANA Turnera diffusa Willd.
Partes usadas: Folhas
Família: Turneáceas
Características: Arbusto que pode atingir até 2 m de altura. Suas folhas são pequenas e dentadas e mais claras na face inferior. As flores são pequenas e amarelas. As folhas são também aproveitadas como condimento.
Dicas de Cultivo: Originária da America do Norte, é muito frequente no Brasil.
Outros Nomes: Turnera-afrodisíaca, damiana-turnera, erva-damiana. Portugal: damiana, turnera; Esp.: turnera, malva blanca, mejorana: Fr.: thé bourrique; Ing.: [mexican] damiana.
Princípio ativo: óleo essencial (cineol, cimon e pineno), glicosídeo, taninos e resinas.
Propriedades: É tonificante nervoso, estimulante dos órgãos genitais e diurético suave.
Indicações: Por suas propriedades tônicas é utilizada em casos de astenia, debilidade, esgotamento físico ou intelectual e stress - infusão de 60 a 90g de folhas por litro de água. É utilizada para regularizar o cliclo menstrual e estimulante das funções ovarianas. Tem efeito revitalizante e afrodisíaco em ambos os sexos, sem apresentar efeitos secund[ários conhecidos. É também indicada em caso de impotância masculina, ejaculação precoce e espermatorréia.
Toxicologia:
Retorna

 

damascoDAMASCO Prunus armeniaca
Partes usadas: Folhas e frutos
Família: Rosaceae
Características: Árvore de copa arredondada que atinge de 3 a 10 m, de folhas cordiformes ou ovadas, serreadas e com o pecíolo vermelho, flores solitárias ou geminadas, róseas ou brancas, e drupas subglobosas, com um sulco mediano característico, amarelas ou alaranjadas. Seus frutos tem a polpa carnosa e sucosa.
Dicas de Cultivo: É originária da China, vegeta muito bem em regiões de planalto e em terrenos calcários bem drenados.
Outros Nomes: Port.: Albricoqueiro, apricó, abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce, alperche, Alperceiro; Alpercheiro, Damasqueiro.
Princípio ativo: É rico em vitaminas, açúcares, sais minerais e oligoelementos, dentre outros.
Propriedades: Antiinflamatória, antiálgica, nutriente, antianêmica.
Indicações: Seus frutos comidos ao natural combatem anemia, desnutrição e é indicada nos estados convalescentes. O chá de suas folhas por decocção em forma de gargarejo combatem amigdalites e faringites.
Toxicologia:
Retorna

datura stramoniumDATURA Datura stramonium
Partes usadas: Folhas
Família: Turneáceas
Características: Planta herbácea anual de porte poderoso, com caule ramificado de folhas alternas, ovais, dentadas e malcheirosas. Suas flores são tubulosas, brancas ou violáceas. Seu fruto é uma cápsula que encerra sementes pretas (em baixo).
Dicas de Cultivo: É originária de uma região à volta da Cordilheira do Himalaia, na Ásia Menor e de regiões a volta do Mediterrâneo. No Brasil pode ser encontrada em grande parte do território. As folhas devem ser cortadas de manhã cedo, no princípio da floração. São primeiro secadas estendidas ao lado umas das outras, em seguida podem ser amontoadas. Num secador, a temperatura não deve ultrapassar os 45ºC. As sementes são retiradas após a secagem das cápsulas.
Outros Nomes: Estramonio, mamoninho-bravo, trombeta, jabumba, erva-dos-mágicos.
Princípio ativo: Alcalóides tropânicos, dentre outros.
Propriedades: Antireumática e espasmolítica.
Indicações: As folhas e sementes frescas da Datura trituradas e cozidas em aceite é utilizada contra dores reumáticas através de cataplasmas e fomentos (a planta seca).
Toxicologia: Toda a planta é extremamente venenosa (se dá através da ingesta de folhas, flores e/ou frutos).
Retorna

dedaleiraDEDALEIRA Digitalis purpurea
Partes usadas: Folhas
Família: Turneáceas
Características: Planta bienal de folhas lanceoladas e dentadas constituída por 106 espécies. Suas flores são tubulares, púrpuras e róseas no seu interior, apresentando raias negras. Pode atingir até 1 metro de altura.
Dicas de Cultivo: Produz em qualquer tipo de solo, mas prefere solos ácidos e bem drenados. Prefere climas temperados.
Outros Nomes: Mundialmente conhecida como digitalis. Abeloira, dedaleira-verdadeira, digital, erva-dedal, Erva-albiloura; Esp.: ;Ing.: foxglove.
Princípio ativo: Glicosídeos (Digitalina), saponinas e taninos.
Propriedades: É cardiotônica e diurética.
Indicações: Quando usada sob vigilância médica, trata doenças do coração, para regularizar uma atividade cardíaca arrítmica ou insuficiente, assim como em casos de hipertrofia cardíaca. Substâncias à base de dedaleira têm a propriedade de se acumular no organismo.

Toxicologia: Em grandes quantidade é tóxica.
Retorna

dente-de-leãoDENTE DE LEÃO Taraxacum officinale, Taraxacum dens leonis
Partes usadas: Folhas e raiz.
Família: Compostas
Características: Possui caule ereto e folhas verde-escuras dentadas cujas sementes possuem prolongamentos plumosos. Também conhecida como leontodonte, taraxaco e taraxacum.
Dicas de Cultivo: Muito encontrada em solos próprios para gramado, preferindo luminosidade plena. É de fácil cultivo, por sementes ou divisão de touceiras diretamente no campo, na época das chuvas.
Outros Nomes: Salada-de-toupeira, alface-de-cão, taraxaco. Port.: dente-de-leão, taráxaco, coroa-de-monge, frango, quartilho; Esp.: diente de león, taraxacón, pelosilla, achicoria silvestre, lechuguilla; Fr.: pissenlit, dent de lion; Ing.: dandelion, lion' s tooth.
Princípio ativo: Esteróides, inulina, cumarina, flavonoides, ácido caféico, taraxacosídeo, pectina, vitaminas A, B, C e D, resinas, mucilagens e outros.
Propriedades: É depurativa, hepática, diurética, antiinflamatória, aperitiva, tônico estomacal, laxante, colerético e laxante suave.
Indicações: Por suas propriedades tônicas e digestivas, essa planta é especialmente útil em casos de pessoas nervosas, quando a ansiedade impede a boa digestão, e para certos casos de anemia, quando o problema maior está com a dificuldade do organismo em aproveitar o alimento ingerido. É muito eficaz no tratamento de problemas do fígado, inclusive cirrose no início. SUCO: bater no liquidificador um copo de água com quatro folhas da erva e algumas gotas de limão. Chá: pode-se usar as folhas e raizes em decocção. Tomar 3 xícaras/dia.
Toxicologia:
Retorna

 

dulcamaraDULCAMARA Solanum Dulcamara
Partes usadas: Toda a planta
Família: Solanaceae
Características: Trepadeira originaria da Europa de caule lenhoso na base e ramos flexíveis. Suas folhas alternas, pecioladas, agudas e de cor verde escuro. Suas flores são de cor violeta profundo. Pode atingir até 2 metros.Seus frutos são bagas vermelhas altamente tóxicos.
Dicas de Cultivo: Originária das zonas temperadas da àsia, Europa e América, prefere solos úmidos. Propaga-se por sementes.
Outros Nomes: Doce-amarga, uva-de-cão.
Princípio ativo: Saponinas, glicosídeos e alcaloides..
Propriedades: É narcótica, sedativa, antiespasmodica, febrifuga.
Indicações: Exerce um efeito narcótico suave. É útil no combate a espasmos, especialmente tosse asmática, por seu poder sedativo. É usada, também, no combate a dores reumáticas. Atualmente estão sendo estudados seus efeitos em oncología.
Toxicologia: A dulcamara é uma planta muito tóxica, que não deve ser ingerida a não ser por estrita prescrição médica.
Retorna

 

douradinhaDOURADINHA Palicourea rigida
Partes usadas: Folhas
Família: Rubiaceae
Características: Caracteriza-se por apresentar caule e inflorescências revestidos de pelos curtos. Suas folhas são grandes opostas e pecioladas.

Dicas de Cultivo: Habita o cerrado, reproduz-se por sementes e é pouco exigente em relação ao solo.
Outros Nomes: Douradinha do campo, dourada, douradão, gritadeira, erva-gritadeira, batedeira, tangaracá-açú.
Princípio ativo: .
Propriedades: Diurética, diaforética, anti-reumática, cardiotônica.
Indicações: É útil no combate às afecções urinárias, vesicais, reumatismos, distúrbios do ritmo cardíaco.
Toxicologia:
Retorna