KIWI Actinidia deliciosa
Partes usadas: Frutos
Família: Actinidiaceae
Características: Nativas do sul da China, São trepadeiras de caule lenhoso, típicas de locais de clima temperado, cujos frutos possuem uma polpa de coloração esverdeada e uma casca castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto.
Dicas de Cultivo: O Kiwi foi introduzidos no mundo ocidental no início do 20 século - quando a missionária Isabel Frasier os introduziu a Nova Zelândia após visita a missões na China. Essa planta cresce em regiões típicas de clima temperado ou subtropical de montanha. O solo deve ser ácido com um 5-6.6 de PH, rico em matéria organica. Devem ser plantados em um solo bem drenado e serem molhados constantemente, especial no verão. O pomar de kiwi deve ter um mínimo de nove plantas, seis a oito plantas femininas e uma masculina plantada no centro (esta serve de polinizadora). Os períodos de floração das plantas masculinas e femininas devem estar coincidentes para assegurar a fecundação. O espaçamento deve ser de 5 m entre fileiras e 4 entre plantas. A colheita é feita de abril a maio.
Outros Nomes: Quiui ou quivi (Brasil), Kiwi fruit e chinese goosebery (groselha) na Nova Zelândia, e mihoutao e yangtao na China.
Princípio ativo: São ricas em muitas vitaminas, flavonóides e minerais. Em particular, contêm uma quantidade elevada da vitamina C (mais do que laranjas), tanto potássio quanto bananas e uma boa quantidade de beta-caroteno. Magnésio, potássio e ferro, dentre outros.
Propriedades: Cardiotônica, fortalece o sistema imunologico.
Indicações: Um estudo mostrou que consumindo 3 ou mais fruta por o dia pode reduzir por 36% o risco de desenvolver uma doença olho-relacionada chamada ARMD (a causa preliminar do prejuízo da visão nos adultos), se comparado aos povos que consomem somente 1.5 da fruta por o dia. Protegendo o organismo contra os radicais livres, melhorando dramaticamente a saúde dos indivíduos das doenças cardiovasculares ao cancer e a obesidade. Combate a asma, ajuda a a a melhorar o diabetes, controlando níveis do açúcar.
Toxicologia:
Retorna
|