Canto Verde
UCUÚBA-CHEIROSA - ULMÁRIA - UNHA-DE-GATO - URUCUM - URTIGA - UVA URSINA - UXI 


ucuuba UCUÚBA-CHEIROSA Virola surinamensis
Partes usadas: Toda planta
Família: Myristicaceae
Características: Árvore de porte médio, seus ramos apresentam folhas alternas, verdes glabras. Seus frutos são cápsulas esféricas que contém semente escura muito oleaginosa. De sua casca exsuda um liquido avermelhado.
Dicas de Cultivo: originária da região amazônica onde é muito abundante nos igapós.
Propriedades: Vulnerária, cicatrizante,
Indicações: É muito popular (suas folhas em infusão), no tratamento do reumatismo, artrites, dores de estômago causadas por gases, e dispepsia. A decocção da casca é usada para limpar e cicatrizar feridas. A resina de sua casca é usada contra a erisipela. Sua seiva, misturada com o decocto do Camapu, é aplicado em chumaços de algodão, sobre as hemorróidas.
Toxicologia:
Retorna



ulmaria ULMÁRIA Spiraea ulmaria L (=filipendula ulmaria L)
Partes usadas: Toda planta florida
Família: Rosaceae
Características: Erva perene, alcança até 1,5 m de altura. Tem o caule ereto e as folhas prateadas pela face inferior. A raiz é subterrânea e herbácea, as folhas são pecioladas, irregulares, os folíolos são sensíveis, pequenos e de cor branca. De porte majestoso, as suas flores foram objeto de numerosas análises. Pode atingir até 1,5 m de altura.
Dicas de Cultivo: originária da Europa e Ásia, encontra condições ideais para se desenvolver em solos úmidos, ricos, mas não muito ácidos, arenosos ou argilosos.
Outros Nomes: Erva-ulmeira, ulmeira,rainha-dos-prados, filipendula, barba-de-bode, erva-das-abelhas.
Princípio ativo:
Contém uma essência especial, o tanino espireína. Óleo essencial, solicina, gualterina, ácido salicílico, flavonóides (quercetina e caenferol), ésteres, álcoois, taninos (10% antociacilino), heliotropina e sais minerais: Fe, Ca, S, além de vintamina C e cumarinas.
Propriedades: Antiinflamatória, analgésica, febrífuga, antiflatulência, anti-reumática, diurética, antisséptica, age protegendo e suavizando a mucosa do trato digestivo, reduzindo a acidez excessiva e náuseas. A presença de compostos semelhantes à aspirina, dá a esta planta uma ação antitérmica e analgésica nas dores reumáticas.
Indicações: Externamente atua como cicatrizante e anti-séptico em queimaduras leves. Sua raiz, cozida, é utilizada no tratamento da depressão. Nos casos de arteriosclerose, a infusão da planta deve ser feita usando 10 gramas de folhas secas em 1/2 litro de [agua fervente. Ingerir 2 copos durante o dia. É
antigota, anti-reumática, indicadas em edemas, hidropisia, oligúrias, celulite, artrite, insuficiência biliar, diarréia, hemorróidas, gripes, febres, hiperacidez gástrica e úlceras pépticas.
Toxicologia: Gestantes e lactantes, apenas por precaução.
Retorna

 

uncaria guianensisUNHA-DE-GATO Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis
Partes usadas: Casca
Família: Rubiaceae
Características: Trepadeira arbustiva de folhas compostas, opostas e ovais. Seu nome popular foi inspirado na semelhança de seus espinhos com as unhas do gato. Possui sementes pequenas de cor marrom. Existem duas espécies: a unha-de-gato com garra virada (em várzea) e a unha-de-gato de garra reta (em terra firme)

Dicas de Cultivo: Pode ser encontrada em toda a amazônia peruana e principalmente nas bacias dos rios da selva central do Peru.
Outros Nomes: Unha-de-água, unha-de-gavião, unha-de-cigana. Esp.: uña de gato, paraguayo, garabato; Ing: Cat's claw..
Princípio ativo: Alcalóides oxindólicos, compostos glicosídeos do ácido quinóvico (casca).
Propriedades: Antiinflamatória, anticancerígena, antireumática.
Indicações: Fortalece o sistema imunológico, diminuindo as infecções do organismo. Age sobre infecções do fígado e é também muito usada no tratamento de reumatismo e artrite. Pesquisas feitas no Peru, Alemanha, Inglaterra, Áustria, Itália e Brasil, comprovam a atuação de seus princípios ativos como antiinflamatório.
Toxicologia:
Retorna

[Urucum]URUCUM Bixa orellana L
Partes usadas: Sementes em infusão
Família: Bixáceas
Características: Arbusto que atinge até 5m de altura de tronco reto e flores grandes e vermelhas. Seu fruto é uma cápsula ovóide coberta de espinhos moles e com várias sementes no seu interior.
Dicas de Cultivo: É bastante cultivada em todos os estados brasileiros. Reproduz-se por sementes e estacas, sendo de fácil adaptação. Desenvolve-se melhor em solos férteis, úmidos, fofos e com bastante matéria orgânica. Semea-se de junho a agosto; transplante: setembro-novembro. A formação de mudas pode ser feita em canteiros para a obtenção de mudas de raízes nuas, ou em saquinhos plásticos de 10 x 20cm, colocando-se 3-5 sementes por saquinho. Após a germinação, proceder o desbaste, deixando uma planta por saquinho. Em regiões chuvosas, pode ser feita a semeação direta no campo.
Outros Nomes: açafroa, orucu, urucu, uru-uva, urucuuba. Port.: urucu, urucum; Esp.: achiote, bija, bicha, analto; Fr.: roucouyer; Ing: annato [tree].
Princípio ativo: Taninos, flavonóides, ácidos graxos dentre outros.
Propriedades: Adstringentes, cicatrizante, emoliente, expectorante e antiinflamatória.
Indicações: Para uso interno, combate aftas, faringites e amigdalites (gargarejos). Para uso externo, em forma de lavagens e compressas combate infecções cutâneas, erupções, queimaduras leves e celulite. É recomendada para cardite, endocardite, pericardite.
Toxicologia:
Retorna



[Urtiga- uma das plantas com maior quantidade de aplicações medicinais]URTIGA Urtiga dioica
Partes usadas: Folhas e raízes
Família: Urticáceas
Características: Planta vivaz que atinge de 0,5 a 1,5m cujos caules e folhas são cobertos com pelticantes. Suas flôres são muito pequenas, de cor verde. É também conhecida como Urtigão.
Dicas de Cultivo:
Outros Nomes: Urtigão. Port.: urtiga-maior, urtigão; Esp.: ortiga [mayor], hierba del ciego; Fr.: [grande] ortie, ortie dioique; Ing.: [great stinging] nettle.
Princípio ativo: Contem vitaminas A, C e K, ácido fórmico, taninos e outros.
Propriedades: Diurética, depurativa, alcalinizante, adstringente, hipoglicemiante, Digestiva, vasoconstritora, emoliente, antianêmica, etc.
Indicações: É indicada para artrite, reumatismo e gota. Combate a anemia, reduz o nível de açúcar no sangue. Para uso externo, é indicada para queda de cabelo.
Toxicologia:
Retorna




uva-ursina UVA URSINA Arctostaphylos uva-ursi(L)Spren.
Partes usadas: Folhas
Família: Ericáceas
Características: Subarbusto de caules longos e rasteiros, de folhas perenes, carnosas, pequenas de cor verde escura. Seu fruto é em bagas de vermelho brilhante.
Dicas de Cultivo: Originária do Norte da Europa e da àsia.
Outros Nomes: Port.: buxulo, medronheiro-rojante, medronheiro-ursino, uva-ursina, uva-de-urso; Esp.: gayuba, uva de oso, uva de zorro, manzanilla de pastor; Fr.: raisin d´ours, busserole; Ing.: bearberry, bears´s grape. Sinomínia científica: Arbutus uva-ursi L.
Princípio ativo: Taninos, glicosídeos e flavonóides.
Propriedades: adstringente, diurética, antisséptica e antiinflamatória.
Indicações: Afecções das vias urinárias: cistite, uretrite, prostatite, cálculos renais.
Toxicologia: Seu uso não deve prolongar-se por mais de 10 dias, 15 no máximo.
Retorna

 

UXI Uxi umbrosissima
Partes usadas: Caroços
Família: Rosaceae
Características: Árvore de folhagem espessa, de cor verde-escura cujo fruto é uma drupa ideiscente muito utilizada como alimento.
Dicas de Cultivo: Vegeta nas florestas do norte.
Outros Nomes: Uxi-amarelo.
Princípio ativo:
Propriedades: adstringente, diurética, antisséptica e antiinflamatória.
Indicações: É antiinflamatório, combate hemorragia do útero, miomas, cisto, gripes e viroses. Fortalece o sistema imunológico. Afecções das vias urinárias: cistite, uretrite, prostatite, cálculos renais.
Toxicologia:
Retorna