A ESTRUTURA PARA O PLANTIO DE UMA HORTA:

Para preparar uma horta, independente do que será plantado, lembre-se que ela exige alguns cuidados extras, mesmo quando não for a época de plantio. 

Por issso, faça um caminho central que tenha pelo menos 1,20 metro de largura. 

Essa medida é ideal para facilitar as regas, bem como o manuseio das ferramentas dispostas em geral neste espaço. 

Já as pequenas passagens laterais podem ter apenas 30 centímetros, espaço suficiente para que uma pessoa se movimente sem dificuldade.  

 INICIANDO UMA HORTA

Em sua casa:

As hortaliças precisam de muito sol para produzir plenamente. Em outras palavras, devem ser plantadas a sol pleno. O terreno destinado à horta deve ser dividido em canteiros, que serão feitos à enxada. A altura dos canteiros depende do solo. 

Nos solos secos, ele deve ser feito ao nível do chão e nos úmidos com 10 cm de altura e sua largura deve ser de 1 metro e 25 cm e o comprimento pode variar, não convém ser maior que 8 metros. As ruas entre os canteiros devem ter 60 cm, mas para economizar terreno podem ter um mínimo de 30 cm. 

As terras dos canteiros devem ser bem revolvidas e sem pedras ou paus podres. O terreno após o preparo recebe adubos, que devem ser perfeitamente distribuídos. O melhor adubo para hortaliças é o esterco de curral bem curtido e os adubos orgânicos, que se encontram no comércio, como farinhas de sangue, de ossos, de peixe, etc..  


COMO PREPARAR O LOCAL DE PLANTIO DE SUA HORTA

O local onde será implantada a horta deve estar livre de pedras, cascalho e entulhos. Caso exista a possibilidade da invasão por animais é interessante prover um pequeno muro.


1- Então, roce o mato e plantas rasteiras de modo que até as raizes sejam arrancadas.


2- Em seguida, marque as áreas dos canteiros, que não devem ultrapassar a 1 metro de largura, podendo variar de comprimento. Deixe corredores de 40 cm a 50 cm entre os canteiros e a um metro do muro ou da cerca para facilitar a limpeza do canteiro.

3- Cave a área demarcada dos canteiros, afofando o terreno em uma profundidade de 20cm aproximadamente, marcando o solo em partes iguais. Tire do solo de uma das partes marcadas e vá fazendo uma rotação, como mostra a ilustração.


Retire pedras e restos de raízes que possam ter ficado na limpeza inicial. Misture à terra afofada, 20 litros de esterco de curral curtido ou composto orgânico por metro quadrado e aplaine o terreno. O ideal é que os canteiros fiquem uns 20 cm mais altos que o terreno. Essa elevação de nível serve para melhorar a drenagem, e evitar a erosão provocada pela água das chuvas. 


4- Deixe uma valeta entre um canteiro e o outro, para facilitar o escoamento da água. Em hortas domésticas, o ideal é que esse espaço seja pavimentado. Faça fileiras para acomodar as sementes ou pequenas covas, respeitando o espaçamento específico para cada planta.



PLANTANDO HORTALIÇAS EM LOCAIS REDUZIDOS


Você pode cultivar algumas hortaliças em pequenos espaços. Nesse caso você pode usar pequenos vasos ou jardineiras, e nele colocar as plantas (sementes) ou as mudas propriamente ditas.