Cerca de 70% de minerais e vitaminas e entre outros elementos, que uma pessoa precisa diariamente para se alimentar são encontradas em uma horta.


Estudos recentes têm evidenciado que parte da população está superalimentada mas subnutrida, pois ingere caloria em excesso e nutrientes essenciais em falta.


Os alimentos industrializados geralmente sofrem perdas de vitaminas e de sais minerais, tornando nossa alimentação deficiente. Por causa disso, frequentemente torna-se necessária uma complementação nutricional, para que as pessoas possam desempenhar melhor suas tarefas diárias e usufruir de boa saúde. 


Assim, fique atento para situações que necessitem de maior aporte de vitaminas e sais minerais:

Lactação, infância e adolescência; mulheres na gravidez e após a menopausa; dietas de baixa caloria para perda de peso; tabagismo e ingestão regular de álcool; idosos; pacientes cirúrgicos; usuários de medicações contínuas para doenças crônicas. 



 HORTA E SAÚDE

As hortaliças têm funções medicinais que muitos de nós desconhecemos. São componentes básicos na formação de músculos, tecidos, glândulas e órgãos saudáveis. Compreendem todos os vegetais cultivados em horta, cujas partes são comestíveis: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Veja como elas podem se transformar em grandes remédios e fortes aliados da saúde:

ABÓBORA

A polpa usada crua, como salada, temperada com limão é util nos casos de "retenção de água", hidropisia e cólicas produzidas por gases. A semente é eficaz como vermífugo. As folhas fornecem um suco mucilaginoso, muito útil em caso de queimaduras, assaduras e brotoejas. Os brotos da aboboreira, são ótimos como alimento e indicado nos casos de prisão de ventre. Cozida como um caldo pode ser administrada a crianças com intestino solto.

ACELGA

É muito refrescante, diurética, de fácil digestão e muito indicada por esses motivos aos que sofrem de reumatismo, gota e eczemas. As sementes da acelga, tostada e bem socadas, formam um pó que, misturado com babosa ou chá forte de casca de carvalho, é indicado na forma de implasto para secar hemorróidas e para feridas em geral, inclusive frieiras. Para coceiras difíceis de sarar, macere guaçatonga, arruda, alecrim e misture no pó das sementes de acelga e use como pomada. 

ALCACHOFRA

Rica em ferro, favorece aos anêmicos. Regulariza as funções do fígado, ajudando na cura de hepatite e icterícia. É util para os que têm dificuldades para digerir e aproveitar o alimento. A alcachofra é também tônica, abrindo o apetite e regularizando as funções hepáticas.

ALFACE

Fresca e digestiva, a alface combate a insônia. Indicado para irritações da pele, alergias, brotoejas e assaduras, as folhas e talos macerados junto com aveia, na forma de uma "pomada", produzem alívio.

ALHO

É desinfetante, limpa os intestinos e, por ser depurativo, o sangue. Baixa a pressão e é indicado para curar debilidades dos nervos e dos músculos. Pode ser usado em xaropes e chás. O suco cru pode ser misturado à água e usado nos períodos de febre: 3 a 4 dentinhos de alho picados em um copo de água. Duas colheres de sopa dessa água de alho, de hora em hora, são eficazes em muitos casos de febre, inflamações e pressão alta. É um remédio antigo contra calosidades.

BARDANA

É uma raiz muito conhecida por orientais. É depurativa e alcalinizante.

BERINJELA

Muito rica em cálcio, é indicada para combater o raquitismo. O suco cru, junto ao de cenoura, pode ser usado em caso de fraturas e deficiências de calcio.

BRÓCOLI

Muito rico em vitamina C, ferro, magnésio, calcio e outros minerais, tem sido indicado para problemas de câncer no trato digestivo, como prevenção. Pesquisas recentes nos EUA confirmaram as propriedades anticancerígenas dessa planta.

CEBOLA

Vermífuga, germicida, combate a formação de tumores, pois fortalece o sistema imunológico. É usada em casos de gripos e tosses e para infecções em geral. Seu suco combate a frieira.

CENOURA

Mineralizadora por excelência, rica em cálcio e propriedades curativas, o seu suco pode ser usado como reforço alimentar nos estados de debilidade e deficiência de cálcio. Cozida, a cenoura pode ser usada em caso de diarréia. Por possuir beta-caroteno (precursor da vitamina A) é recomendada para fortalecer os olhos.

COUVE

Possui um elemento especial que atua nas úlceras do estômago. Riquíssima em C e ferro, é alimento anticancerígeno e protetor contra virus.

COUVE-FLOR

Rica em magnésio, potássio, silício e manganês, é mineralizadora, servindo também para favorecer o sistema nervoso.

CHICÓRIA, ALMEIRÃO, ESCAROLA

São alimentos para os que possuem a digestão lenta por problemas nervosos. Utilizados para descongestionar o fígado e combater a prisão de ventre. Digestivas, nutritivas e apetitosas, as saladas amargas não deveriam faltar no cardápio da semana.

CHUCHU

São calmantes e refrescantes. Muito útil em casos se obesidade, pressão alta e debilidade do estômago. As folhas tenras e o broto do chuchuzeiro podem ser usados também em saladas. O fruto é muito útil no combate à obesidade, pressão alta e debilidade estomacal.

ESPINAFRE

Muito rico em ferro, vitaminas A e C, e complexos de vitamina B. Purês e saladas de espinafre são muito benéficos para as crianças. Atua no combate à anemia e promove o crescimento. É contra-indicado cru (sem escaldar) para os que sofrem de gota, rins, cálculos da vesícula e úlceras no estômago e duodeno.

PEPINO

Refrescante e diurético pode ser usado com a casca. Para uso externo, os emplastos frio s de pepino macerado refrescam e aliviam coceiras e irritações. Pepino e alface juntos, batidos no liquidificador com aveia até ficar na consistência de pomada, são muito úteis para aliviar irritações da pele, brotoejas, assaduras e queimaduras leves de sol.

QUIABO

É fortificante e atua no combate à prisão de ventre. Sua mucilagem (baba) é cicatrizante e pode ser usada também em queimaduras leves.

RÚCULA

Hortaliça de sabor picante, é estimulante e, por suas propriedades anti-inflamatórias, dizem que fortalece os glóbulos brancos. Por essa razão é a verdura dos convalescentes e dos que sofreram infecções.

RABANETE

É útil a anêmicos e aos que sofrem de pressão baixa. Rico em ferro, fósforo, vitamina C e outros elementos reconstituintes e antibióticos.

TOMATE

É muito útil aos que padecem de transtornos nervosos e glandulares. É rico em iodo, arsênico, zinco e vitaminas A, B e C. É tônico, digestivo, abre o apetite, fortalece o sistema nervoso. Fonte: Saúde pelas Plantas, por Elisa Biazzi.


Finalizando:


"O método pelo qual a Natureza executa seu processo de purificação, fortalecimento, regeneração e reconstrução através de alimentos apropriados, é um processo normal e não um milagre. Frutas , Hortaliças frescas são rica fonte de minerais orgânicos e vitaminas, e a presença destes fatores vitais nos alimentos, torna-os de fato alimento superior."