As
hortaliças têm funções medicinais que muitos de nós desconhecemos. São componentes básicos na formação de músculos, tecidos, glândulas e órgãos saudáveis. Compreendem todos os vegetais cultivados em horta, cujas partes são comestíveis: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Veja
como elas podem se transformar em grandes remédios e fortes aliados da
saúde:
- ABÓBORA
-
A polpa usada crua, como salada, temperada com limão é util nos casos de "retenção de água", hidropisia e cólicas produzidas por gases. A semente é eficaz como vermífugo. As folhas fornecem um suco mucilaginoso, muito útil em caso de queimaduras, assaduras e brotoejas. Os brotos da aboboreira, são ótimos como alimento e indicado nos casos de prisão de ventre. Cozida como um caldo pode ser administrada a crianças com intestino solto.
- ACELGA
-
É muito refrescante, diurética, de fácil digestão e muito indicada por esses motivos aos que sofrem de reumatismo, gota e eczemas. As sementes da acelga, tostada e bem socadas, formam um pó que, misturado com babosa ou chá forte de casca de carvalho, é indicado na forma de implasto para secar hemorróidas e para
feridas em geral, inclusive frieiras. Para coceiras difíceis de sarar, macere guaçatonga, arruda, alecrim e misture no pó das sementes de acelga e use como pomada.
- ALCACHOFRA
-
Rica em ferro, favorece aos anêmicos. Regulariza as funções do fígado, ajudando na cura de hepatite e icterícia. É util para os que têm dificuldades para digerir e aproveitar o alimento. A alcachofra é também tônica, abrindo o apetite e regularizando as funções hepáticas.
- ALFACE
-
Fresca e digestiva, a alface combate a insônia. Indicado para irritações da pele, alergias, brotoejas e assaduras, as folhas e talos macerados
junto com aveia, na forma de uma "pomada", produzem alívio.
- ALHO
-
É
desinfetante, limpa os intestinos e, por ser depurativo, o sangue.
Baixa a pressão e é indicado para curar debilidades dos nervos e dos
músculos. Pode ser usado em xaropes e chás. O suco cru pode ser misturado à água e usado nos períodos de febre: 3 a 4 dentinhos de alho picados
em um copo de água. Duas colheres de sopa dessa água de alho, de hora
em hora, são eficazes em muitos casos de febre, inflamações e pressão
alta. É um remédio antigo contra calosidades.
- BARDANA
-
É uma raiz muito conhecida por orientais. É depurativa e alcalinizante.
- BERINJELA
-
Muito rica em cálcio, é indicada para combater o raquitismo. O suco cru,
junto ao de cenoura, pode ser usado em caso de fraturas e deficiências
de calcio.
- BRÓCOLI
-
Muito rico em vitamina C, ferro, magnésio, calcio e outros minerais, tem
sido indicado para problemas de câncer no trato digestivo, como prevenção.
Pesquisas recentes nos EUA confirmaram as propriedades anticancerígenas
dessa planta.
- CEBOLA
-
Vermífuga,
germicida, combate a formação de tumores, pois fortalece o sistema
imunológico. É usada em casos de gripos e tosses e para infecções em geral. Seu suco combate a frieira.
- CENOURA
-
Mineralizadora
por excelência, rica em cálcio e propriedades curativas, o seu suco
pode ser usado como reforço alimentar nos estados de debilidade e
deficiência de cálcio. Cozida, a cenoura pode ser usada em caso de
diarréia. Por possuir beta-caroteno (precursor da vitamina A) é recomendada para fortalecer os olhos.
- COUVE
-
Possuium elemento especial que atua nas úlceras do estômago. Riquíssima em C e ferro, é alimento anticancerígeno e protetor contra virus.
- COUVE-FLOR
-
Rica
em magnésio, potássio, silício e manganês, é mineralizadora, servindo
também para favorecer o sistema nervoso.
- CHICÓRIA, ALMEIRÃO, ESCAROLA
-
São alimentos para os que possuem a digestão lenta por problemas nervosos. Utilizados para descongestionar o fígado e combater a prisão de ventre.
Digestivas, nutritivas e apetitosas, as saladas amargas não
deveriam faltar no cardápio da semana.
- CHUCHU
-
São calmantes e refrescantes. Muito útil em casos se obesidade, pressão alta e debilidade do estômago. As folhas tenras e o broto do chuchuzeiro podem ser usados também em saladas. O fruto é muito útil no combate à obesidade, pressão alta e debilidade estomacal.
- ESPINAFRE
-
Muito
rico em ferro, vitaminas A e C, e complexos de vitamina B. Purês e
saladas de espinafre são muito benéficos para as crianças. Atua no
combate à anemia e promove o crescimento. É contra-indicado cru (sem
escaldar) para os que sofrem de gota, rins, cálculos da vesícula e
úlceras no estômago e duodeno.
- PEPINO
-
Refrescante e diurético pode ser usado com a casca. Para uso externo, os emplastos frio s de pepino macerado refrescam e aliviam coceiras e irritações. Pepino e alface juntos, batidos no liquidificador com aveia até ficar
na consistência de pomada, são muito úteis para aliviar irritações
da pele, brotoejas, assaduras e queimaduras leves de sol.
- QUIABO
-
É fortificante e atua no combate à prisão de ventre. Sua mucilagem (baba) é cicatrizante e pode ser usada também em queimaduras leves.
- RÚCULA
-
Hortaliça de sabor picante, é estimulante e, por suas propriedades antiinflamatórias, dizem que fortalece os glóbulos brancos. Por essa razão é a verdura dos convalescentes e dos que sofreram infecções.
- RABANETE
-
É util a anêmicos e aos que sofrem de pressão baixa. Rico em ferro, fósforo, vitamina C e outros elementos reconstituintes e antibióticos.
- TOMATE
-
É muito útil aos que padecem de transtornos nervosos e glandulares. É rico em iodo, arsênico, zinco e vitaminas A, B e C. É tônico, digestivo, abre o apetite, fortalece o sistema nervoso. Fonte: Saúde pelas Plantas, por Elisa Biazzi.
Finalizando:
"O método pelo qual a Natureza executa seu processo de purificação, fortalecimento, regeneração e reconstrução através de alimentos apropriados, é um processo normal e não um milagre. Frutas , Hortaliças frescas são rica fonte de minerais orgânicos e vitaminas, e a presença destes fatores vitais nos alimentos, torna-os de fato alimento superior."
INICIANDO UMA HORTA| ADUBAÇÃO| COMPOSTO RÁPIDO| SEMEADURA| MANEJO| PRAGAS| CUIDADOS COM A TERRA| CALENDÁRIO HORTÍCULA| HORTA & SAÚDE |