Flores Anuais: 

São espécies que têm um ciclo de vida curto, mas oferecem florações espetaculares. 

Assim, vale ter vasos e pequenos canteiros no jardim que exigirão substituições constantes:

Outono-Interno:

O jardim nessa época predomina as folhas avermelhadas e árvores e arbustos nús. Como no Brasil as variações de temperatura não são tão drásticas, é possivel ter flores nessa época: Cipó-de-São-João, Buquê-de-Noiva. 

Nos vasos e canteiros o amor-perfeito, petúnia e boca de leão.

Primavera-Verão:

O jardim nessa época é o mais quente do ano, um destaque é a gardênia predomina as folhas avermelhadas e á Gardênia. 


 DICAS DE JARDINAGEM - Forração

O que é Forração?

São plantas com crescimento horizontal maior que o vertical, utilizadas para "forrar" o solo e servir de elemento de integração para espécies mais altas. Em um sentido mais restrito, abrange em particular as espécies que não resistem ao pisoteio. Ao escolher a forração que deseja plantar, leve sempre em consideração as exigências de cultivo, tais como:

  • luminosidade,
  • época de plantio,
  • tipo de solo e cuidados de manutenção 


Tipos de Forração:


FORRAÇÕES DE MEIA-SOMBRA
É uma planta indicada para o plantio como forração ou bordadura em canteiros. Em algumas regiões, é conhecida como “amor-perfeito-do-pará”, por sua semelhança com o famoso amor-perfeito. Zebrina, Lâmia, Aeônio e Alumínio são outras excelentes plantas para forração.
 luminosidade intensa, mas evite o sol direto entre 10 e 17 horas.
FORRAÇÕES DE SOMBRA
Adequada para vasos e jardineiras, a selaginela pode ser utilizada também em estufas úmidas e jardins de inverno, sendo uma planta curinga em locais de baixa luminosidade.
 Não suporta sol direto, luz indireta por, pelo menos 2 horas ao dia. Outras forrações de Sombra: Hera, Grama-preta, Boa-Noite.
FORRAÇÕES DE SOL PLENO
Possui grandes folhas e bonitas flores (vermelhas ou amarelas) permite que sejam também usadas como planta ornamental e também utilizada na culinária(folhas e flores) em saladas.

SOL PLENO - no mínimo 4 horas de sol direto, todos os dias. Outras forrações de Sol Pleno: Sanvitália, Capuchinha, onze-horas, Lobélia, Agerato,Cinerária, Tradescânia, Iresine, Equevéria, Clorofito, etc.


Se você quer cultivar orqúideas, bromélias, begôneas, violetas-africanas etc, aconselha-se buscar informação especializada em fontes apropriadas; orquídeas, em particular, não devem ser cultivadas em nenhuma das misturas descritas anteriormente.