Associações perfeitas contra pragas: 

Tomilho - Seu cheiro mantém afastada a borboleta-da-couve.


O aroma do Tanaceto, também conhecido como Catinga-de-mulata afasta insetos voadores.


Plantar mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuidas pelo local atacado pelas formigas pode ser uma boa saída. 


Menta, lavanda, manjerona, absinto, cravo-da-india e alho podem servir de repelente, quando espalhados pelo jardim.




Existem iscas específicas para saúvas e para as formigas quenquém, disponíveis no mercado, mas somente com receita agronômica. 

Mas, se elas já estiverem fazendo estragos no jardim, tente o controle natural com uma receita à base de angico: Pegue 1 kilo de folhas de angico e deixe de molho em 10 litros de água durante 10 dias. 

Depois, coe o líquido e aplique nos "olhos" dos formigueiros encontrados. Se sobrar o produto, guarde-o em vidros tampados, para que possa ser reutilizado, sempre que elas resolverem voltar.

angico






 DICAS DE JARDINAGEM - Manejo e Tratos Culturais no Jardim

Uma grande área com plantas da mesma espécie, pode facilitar o surgimento e rápido desenvolvimento de pragas e doenças, e mesmo depauperar o solo, visto que há uma concorrência pelos mesmos nutrientes.  A necessidade de suplementação dos nutrientes do solo, é obrigatória, e a falta dela está diretamente relacionada ao ataque de pragas e doenças.

COMBATENDO AS FORMIGAS

Das 12 espécies de formigas, conhecidas como cortadeiras, que habitam os jardins, 2 são encontradas com mais facilidade. A saúva e a quenquém. 

Para pequenas áreas, o melhor remédio é fazer o controle preventivo, com meios mecânicos, impedindo que as formigas cheguem até as folhas das plantas. Assim, elas acabem tendo de procurar outras fontes de alimentos, o que não é difícil, já que de acordo com os agrônomos cerca de 77% dos vegetais são considerados adequados à dieta das cortadeiras.


Veja a seguir alguns métodos de controle de formigas:


Combatendo formigas
Espalhar sementes de gergelim no formigueiro ou no caminho das formigas pode garantir a redução das cortadeiras. 



Amarrar um saquinho de pano, de preferência gaze, cheio de pimenta vermelha na planta é um outro macete bastante usado.


 
As árvores podem ser protegidas enrolando-se ao redor dos seus troncos uma faixa melada com algum tipo de graxa. 
OUTRAS DICAS: 

Plantar mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuidas pelo local atacado pelas formigas pode ser uma boa saída. Menta, lavanda, manjerona, absinto, cravo-da-india e alho podem ervir de repelente, quando espalhados pelo jardim.



Na hora de fazer o plantio ou o reenvasamento de uma planta, caso o novo vaso seja de barro, lembre-se de deixá-lo de molho em água por 24 horas. Assim se evitará o ressecamento constante do solo.