Header image  
Seu site verde na internet!  
line decor
  HOME  ::  HORTA CASEIRA : : PLANTAS MEDICINAIS : : JARDIM : : POMAR DOMÉSTICO : : MAIS SAÚDE : : CONTATO
line decor
   

 
MAIS SAÚDE!         MAIS VIDA AOS 40!

DIETA E CÂNCER DE MAMA


Estudo realizado com imigrantes indianas na Inglaterra mostrou que a dieta vegetariana pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de mama, independente de fatores econômicos e sociais.
A pesquisa acompanhou a evolução de mulheres que migraram para a Inglaterra provenientes da Índia ou da África Oriental, comparando as que mantiveram sua dieta vegetariana e as que adotaram a dieta ocidental.
Os pesquisadores observaram que as mulheres vegetarianas foram menos propensas a apresentar câncer de mama, provavelmente devido ao maior consumo de fibras e vegetais.
Não existe ainda uma ligação clara entre o consumo de carne e o câncer de mama.
De acordo com os pesquisadores, liderados pela Dra. Isabel dos Santos Silva, da London School of Hygiene and Tropical Medicine no Reino Unido, não é possível afirmar nem excluir a possível importância da abstenção da carne na prevenção do câncer de mama.
Porém os resultados mostram evidências de que uma dieta rica em legumes pode proteger contra a doença.

LINFOMAS

 

À medida que aumenta a expectativa de vida, aumenta a necesidade de desenvolver e manter um estilo de vida que adicione mais qualidade de vida para os anos, e não apenas anos à vida! É importante fazer escolhas sábias na meia-idade, para desse modo preservar a saude e evitar ou adiar doenças. Hipócrates, médico grego denominado de Pai da Medicina, disse: "O teu alimento seja o teu remédio". Veja esse interessante programa de prevenção:

VARIEDADE É O TEMPERO DA VIDA!

Seu corpo requer mais de 40 nutrientes. Um só alimento não atende às necessidades do corpo. Podemos obter todos osnutrientes essenciais comendo uma extensa variedade em quantidades direcionadas às nossas necessidades. Observe a Pirâmide Guia de Alimentos, nela você encontra pães e cereais na base, depois vegetais e frutas. No topo estão os óleos, gorduras e doces que têm a anotação USAR MODERADAMENTE. A idéia de uma dieta saudável tem como base pães, cereais, frutas e vegetais.

MENOS GORDURA PARA POUCA GORDURA

A gordura está ligada aos problemas cardíacos, obesidade e algumas formas de câncer. Mas a gordura não é inimiga do corpo na meia-idade. Ela contém nutrientes necessários para que o corpo assimile outros. Uma dieta com menos gordura significa diminuir a gordura visível, tais como9 a margarina, óleos e a maionese; assim como alimentos de carne gordurosa, queijo e batatas fritas que possuem alto teor de gorduras não visíveis. Diminua também as gorduras nas receitas e refogue em água em vez de óleo. tente usar substitutos de proteína não animal e escolha alimentos de baixos teores de gordura. No que se refeere à preparação dos alimentos, diminuir as gorduras significa menos frituras, mais assados e cozimento a vapor.

MAIS FRUTAS E VEGETAIS

Frutas e vegetais frescos são fontes excelentes de vitaminas, minerais e fibras. A pessoa de meia-idade que procura algo saboroso e deixa baixa caloria para aguçar o apetite deve experimentá-las! A ciência continua valorizando, na prevenção do câncer, as vitaminas A e C. O efeito protetor das saladas verdes foi encontrado nos magros, nos de peso normal e nos obesos, sendo vegetarianos ou não. Um alto consumo de saladas verdes, frutas e vegetais têm tido um efeito protecionista com respeito a estender a longevidade. Por isso devemos incluir na dieta muitos vegetais de verde-escuros, amarelos/alaranjados e frutas (ricas em vitaminas A).


O ELENCO DA VIDA - PÃES, CEREAIS E GRÃOS.

Este grupo inclui nossas fontes primárias de complexos de carboidratos, ou amidos, que devem prover a maior parte de nossas energias diárias. Note sua posição na pirâmide; é a base de uma dieta saudável. Esses alimentos contêm uma grande variedade de minerais e vitaminas como também as fibras. Lembre-se de que os alimentos qeue são naturalmente ricos em fibras ou amidos são geralmente pobres em gordura, sal e açúcar.


USE AS FIBRAS

Por que tanta conversa sobre fibras? Porque os estudos têm mostrado que uma dieta rica em fibras reduz o risco de doenças do coração, problemas digestivos e cânceres de colo e próstata - preocupações de saúde para quem está na meia-idade. As fibras também ajudam a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Dieta de fibras somente é encontrada nas plantas, como as frutas, vegetais e grãos. Ironicamente, estas são aquelas porções de células das plantas que os humanos não podem digerir totalmente.

O processamento de alimentos através dos anos e a tendência de gosto por produtos refinados têm reduzido drasticamente a quantidade de fibras nos alimentos e lanches. Se o alimento derrete na sua boca sem ser mastigado, geralmente é refinado e pobre em fibras. Ponha fibras nos seus alimentos com cereais integrais e pães. Quando possível coma frutas e vegetais no seu estado mais natural - a goiaba em vez da geléia, a laranja em vez do suco de laranja.


ERVAS E TEMPEROS SÃO MUITO BONS

Um pouco de sal é necessário para o corpo; no entanto, a maioria de nós consome além do necessário. Substitua o sal por temperos. Você terá uma refeição mais saborosa e saudável.

 

O DOCE DA NATUREZA

O açúcar contém 16 calorias por colher de chá (4 calorias por grama). Um refrigerante em lata contém de 9 a 10 colheres de chá de açúcar. Isso é aproximadamente 150 calorias só de açúcar!

A meia-idade é a época de se procurar alimentos carregados de nutrientes. O objetivo é obter o maior número de nutrientes possível pelo valor calórico do alimento. Muitos alimentos que contêm açúcar natural, como as frutas são carregados de outros nutrientes tais como vitaminas, sais minerais e fibras. Você pode evitar a obesidade de calorias vazias (calorias sem nutrientes) reduzindo a quantidade de açúcar refinado e alimentos ricos em açúcar comidos fora de casa. Então quando aquela vontade de comer doce, que até doi, aparecer, trate-a com doces naturais ou frutas naturais secas.

NUTRIÇÃO x EXERCÍCIOS FÍSICOS

A obesidade é um fator de risco para várias doenças, incluindo pressão alta, doenças do coração, diabete e alguns cânceres. Na meia-idade, a necessidade de energia diminui. Isso é parcialmente correto por causa de uma redução metabólica basal - energia requerida para movimentar o corpo - e talvez muito frequentemente uma vida sedentária. As pessoas de meia-idade devem satisfazer as suas necessidades de vitaminas e minerais com menos calorias. A obesidade pode se tornar um problema se o apetite continuar grande, escolhas pobres de alimentos e o nível de atividades dimunuir. Para a manutenção de peso saudável, deve haver um casamento entre bons hábitos alimentares e exercícios.

Se o controle de peso é um problema, pergunte ao seu médico sobre um plano de controle que seja certo para você. Você tem uma oportunidade de cuidar da saúde. Faça o melhor na sua meia-idade para ter qualidade melhor de vida.Fonte: Revista Vida & Saúde

Os 7 Remedios | Inimigo Silencioso | Alimentos Funcionais | Plantas Medicinais | Combinando Alimentos | Alimentos para o Coração | Calvície | Mais Vida | Vitaminas & Sucos