Compressas embebidas na infusão ou decocto de calêndula são de grande utilidade para combater o ressecamento e as fissuras da pele que frequentemente afetam a palma da mão.

EXEMPLO DE USO:

Vela repelente 
(Para afugentar mosquitos)

folhas de salvia 
folhas de alecrim 
grama seca 
cera branca

Triture as folhas, a grama e a cera. Misture tudo. Introduza um pavio e acenda. É para queimar ao ar livre. Se quiser variar, empregue camomila, arruda, absinto, óleo de alfazema e poejo, que também terá bons resultados.

Educação a Distância
Educação a Distância


 PLANTAS MEDICINAIS - Uso Cosmético de Planta Medicinal

 Uso Cosmético de Plantas Medicinais
Planta
Ação
Modo de Uso
Avenca Foralece o cabelo evitando sua queda. Cataplasma: 100 gr daplanta fresca esmagada e aplicada diretamente ao couro cabeludo. Cobrir por 30 minutos.
Babosa Revitaliza a pele e os cabelos  
Bardana Limpa e embeleza a pele. É tônico capilar

Infusão: 50g da planta (raiz) para 1 litro de água. Tomar 2 a 3 xícaras por dia. Como tônico capilar, use o suco da planta fresca em forma de compressa, aplicando no couro cabeludo.

Capuchinha Regenera a pele ressecada, revitaliza os cabelos e previne a calvície. Triturar 100 gramas da planta fresca, macerando em 1/2 litro de álcool (96 graus) durante 2 semanas. Filtrar o macerado e esfregar no couro cabeludo.
Cavalinha Combate rugas, estrias e a flacidez mamária. Fazer um decocto com 40 a 50g da planta seca, fervendo por 10 minutos em fogo baixo. Tomar de 3 a 5 xícaras por dia. Para a flacidez mamária, faça um decocto com 100 a 150gramas da planta para 1 litro e aplique em forma de compressa.
Cebola Suaviza e embeleza a pele. Fazer um suco com a cebola, misturando a ele limão, mel ou suco de cenoura. Tomar 2 a 3 copos por dia.
Hamamélis Abre os poros e limpa a pele. Faça uma compressa com a infusão da casca (ou folhas)